CASTELO GARCIA D'ÁVILA - PATRIMÔNIO NOSSO!

Nos dias 27 e 28/08/15, os alunos do 2º ano do Ensino Médio (turnos matutino e vespertino) do Colégio Estadual de Monte Gordo, participaram de uma aula especial ao fazer uma visitação ao Castelo Garcia D’Ávila, próximo à Praia do Forte – Mata de São João/BA, Litoral Norte de Salvador.
O Castelo Garcia D’Ávila, hoje patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico – IPHAN, é mantido pela Fundação que leva o mesmo nome e se tornou atração turística na região.
A aula de campo iniciou-se com uma explanação muito interessante dos guias Ricardo (no dia 27) e Gutemberg (no dia 28) a respeito do início da nossa colonização até chegar na construção da fortaleza de observação, chamada Casa da Torre e que, posteriormente, recebeu o título de Castelo por se tratar da única construção com características medievais nas Américas.
            A construção do castelo, que levou cerca de 70 anos para ser concluída, utilizou mão de obra indígena, brancos degredados vindos de Portugal e negros da África. Vale salientar que por trás da visitação há um ponto turístico, mas também histórico, que é a importância de se conhecer a história daquele que foi o maior latifúndio das Américas, responsável por parte da expansão do território brasileiro e do povoamento em torno da propriedade, dando origem a diversas vilas que posteriormente se tornaram povoados e cidades da região.
Com olhos e ouvidos atentos, os alunos perceberam a importância do estudo da História e de se manter viva a memória local e de nosso país. Diferente de apenas ler e imaginar, estar in loco foi de suma importância na compreensão dos fatos históricos pois, nada é mais eficiente e proveitoso do que vivenciar a história de forma viva e vibrante!
Participaram dessa atividade extraclasse os professores Cássia e Joseval, ambos professores de História, Davidson, professor de Geografia e Fredson, professor de Filosofia, sem deixar de mencionar o grande incentivo de Licia Mª A. de Carvalho Magalhães e Silvana Giffoni, respectivamente gestora e vice gestora de nossa Unidade de Ensino, salientando que sem o incentivo e a compreensão dos gestores não teríamos como realizar as aulas de campo.

Por Professora Cássia Barros/Historiadora





Comentários