I FEIRA DE CULINÁRIA E REAPROVEITAMENTO ALIMENTAR


Nos dias 27 de julho e 03 de agosto/2015, foi realizada a I Feira de Culinária e reaproveitamento alimentar do Colégio Estadual de Monte Gordo. A mesma foi desenvolvida pelos alunos dos 2º Anos de todos os turnos, sob orientação dos professores das disciplinas de Sociologia e Educação Ambiental da Unidade Escolar, ministradas pelos professores Mariana, Lucicleide, Sueli, Joseval e Ludmila.
A Feira proporcionou aos nossos discentes o conhecimento e a experimentação de pratos típicos e saborosos das diversas regiões brasileiras, além de despertá-los na consciência para o desperdício e reaproveitamento significativo desses alimentos.
O Brasil é um país rico em culturas e hábitos alimentares diversos, dos quais esses dependem das condições gerais de cada região, da disponibilidade de recursos, do clima e da economia, dentre outros fatores. Apesar da riqueza cultural, o Brasil configura entre os principais países em desperdício de alimentos no mundo.

Reaproveitar alimentos é uma ação de sustentabilidade que deve ser implementada no âmbito escolar, visto que os nossos alunos necessitam ter o conhecimento do potencial nutritivo de cada talo, casca, folhas, sementes ou bagaços que são diariamente descartados no lixo. Num país rico em diversidade e ao mesmo tempo cenário de fome e pobreza, evitar o desperdício e qualificar a dieta, estimulando a alimentação nutritiva, é de suma significância.
O projeto proporcionou aos educandos uma compreensão da cultura de cada região, a influência dos povos indígenas, africanos e europeus e principalmente a consciência de que cada alimento apresenta muitos potenciais nutritivos e por isso, deve ser devidamente aproveitado, exercendo um comportamento consciente e responsável a cerca das riquezas que nossas regiões brasileiras oferecem.

Texto produzido pelos docentes:
Mariana/Lucicleide/Sueli/Joseval/Ludmila

Comentários