VISITA AO MUSEU DA COELBA

Na manhã do dia 01/09/2015, os alunos do 1º ano matutino do CEMG, fizeram uma aula de campo como parte do projeto “Consumo de Energia Consciente”, que será desenvolvido no decorrer da III Unidade e, para os discentes terem um maior conhecimento sobre o assunto, foram levados a uma visita técnica ao museu da Coelba, localizado no centro de Salvador/BA.
A visita técnica trouxe para os alunos novos conhecimentos sobre a produção, geração e distribuição de energia elétrica bem como, as várias formas de energia que são transformadas em energia elétrica.
Os alunos, através do monitor Marcelo, na visita ao museu da Coelba, passaram por uma linha do tempo que nos fez entender como surgiu a energia. 
No tempo paleolítico, os primeiros encontros do homem primitivo com o fogo devem ter ocorrido naturalmente ao serem observadas as árvores atingidas por raios. Destes encontros casuais o homem aprendeu quais são as propriedades inerentes ao fogo: calor e luz, e a capacidade de alguns materiais secos pegarem fogo, como a madeira, por exemplo. Observaram que o choque produzido entre duas pedras produzia faíscas e que se colocassem folhas e galhos secos próximos dessas faíscas conseguiam fogo. A partir deste momento, o primeiro passo foi dado para que o homem levasse o fogo até sua habitação. Por meio de uma tocha com uma haste de madeira e alguns gravetos a chama incandescente era levada de seu lugar natural até a caverna ou acampamento, onde o fogo poderia ser mantido indefinidamente, como uma fonte constante de calor, luz e proteção, passando pela revolução industrial.
No século XIX, os cientistas começaram a tornar útil um novo tipo de energia: a energia elétrica, que veio para mudar definitivamente a vida das pessoas. E, em meados do século XX, foi descoberta a energia nuclear, que até os dias atuais é uma das formas de energia que não degradam o meio ambiente.
Após esse passeio pelo passado, a visita passou para outra etapa onde os discentes foram levados a conhecer, na prática, os efeitos da energia elétrica sobre o ser humano, bem como as maneiras de se transformar as energias: solar, eólica, mecânica, térmica etc. em energia elétrica, além de realizarem vários experimentos e responderem aos questionamentos dos monitores. Tudo transcorreu com bastante descontração.
Nós professores, Roberval e Bianca, conduzmos os alunos até o local e demos todo o suporte para que tudo transcorresse da melhor maneira possível, também contamos com o suporte do professor Deusdete, que agendou a visita e contamos com a parceria forte de Vaninho da Rádio, que nos proporcionou a viagem cedendo o ônibus.
Os agradecimentos vão para todos que direta ou indiretamente colaboraram para que o evento se realizasse e ao grupo gestor do CEMG, que sempre dá apoio incondicional aos eventos realizados pelos docentes.

Por Professor Roberval Giffoni de Sena/Matemática

Comentários